quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Praia no campo; interior revela o eldorado do lazer


Segunda parte da reportagem “Um mar de água doce: refúgio na represa azul” explora os encantos de Carlópolis (PR), com foco no mercado imobiliário e locação de imóveis de veraneio.


A areia clara das praias da represa Chavantes, especialmente na margem paranaense, é um convite para um banho de rio. Longe de grandes centros urbanos, na divisa dos estados de São Paulo e Paraná, o preservado Itararé forma um “mar de água doce”, com quase 60 hectares de área alagada. Diferente de outras represas na bacia do Paranapanema, a água exibe um tom azul, comparável ao litoral, graças a composição do solo.

Ilha Bela; uma das melhores estruturas imobiliárias de veraneio na região (foto: Divulgação)
É nesse ambiente que está “ancorado” um dos melhores empreendimentos imobiliários voltados para o lazer. Localizado a cerca de cinco quilômetros do perímetro urbano de Carlópolis (PR), o Residencial Ilha Bela é um condomínio de casas de veraneio, com infraestrutura urbana para atender os mais exigentes padrões de qualidade.

Projetado para atender tanto a moradores, como o mercado de locação, a ilha é na verdade uma península de 26 alqueires. Vista do alto, o formato lembra as curvas de um violão. Na ponta da estreita faixa de terra que liga o complexo ao município fica a portaria com acesso controlado, que dá mais segurança aos proprietários e inquilinos.
Quiosque na área de convivência; pausa para relaxar  (foto: Carlos Rodrigues)

O condomínio residencial Ilha Bela é fruto do trabalho de um visionário descendente de imigrantes japoneses. O ex-bancário Hiroshi Kubo viu na sinuosa faixa de terra muito mais que uma boa área para o plantio de café, numa época em que poucos visualizavam potencial turístico para a área alagada.

A partir do plano de ocupação, que definiu o uso e a conservação das margens da represa Chavantes (em acordo com Ministério Público, prefeituras e Secretaria de Estado de Meio Ambiente) foi possível desenvolver o arrojado projeto que alia campo, praia e a segurança de um condomínio, em pleno interior, na divisa sudeste/sul do Brasil.

Hiroshi Kubo: empreendedorismo e planejamento (foto: Carlos Rodrigues)
Para Hiroshi, o exemplo da represa Chavantes mostra que o diálogo e o bom senso podem prevalecer, para viabilizar desenvolvimento econômico e sustentabilidade. “O sucesso do empreendimento depende do meio ambiente. Independente do rigor da legislação, fazemos questão de cumprir as leis e preservar os recursos naturais, que tornam esse local ainda mais atraente”, afirma Kubo.

O local foi segmentado em 550 lotes. Deste total, 350 já foram comercializados e 170 já estão com edificações. Os proprietários vêm dos mais diversos destinos: das pequenas cidades da região aos grandes centros do interior paranaense e paulista, incluindo a região metropolitana de São Paulo. A represa azul tem sido uma rota de fuga atraente para a insana rotina urbana.

Vista da represa Chavantes, a partir de quiosque, em uma das área de convivência (foto: Carlos Rodrigues)
O Ilha Bela conta com áreas comuns, planejadas vias de tráfego, marinas e espaços para convivência. Além dos investidores proprietários, o residencial também atende as necessidades de quem disposto a investir menos e locar unidades para veraneio. Em plena alta temporada, casas modernas e espaçosas são encontradas a partir de R$ 800 (final de semana).

Eventos agitam a represa Chavantes

Vista aérea do residencial Ilha Bela: 550 lotes (foto: Divulgação)
Ao longo do ano, eventos náuticos e temáticos agitam a Represa Chavantes. O condomínio se destaca por participar e principalmente promover os mais animados. Neste dia 27, por exemplo, será realizado o 1º Rally Náutico do Residencial Ilha Bela. O evento é aberto ao público, mas para participar com embarcação é preciso fazer inscrição.

De acordo com a arquiteta Patrícia Kubo, que integra a equipe da organização, a ideia do evento é criar e difundir atividades que vão da valorização das belezas naturais ao prazer de pilotar uma embarcação. “É uma oportunidade para compartilhar um ambiente de animação e confraternização, com os familiares e amigos à bordo. É uma grande festa para a comunidade náutica do residencial”, afirma.

Praia de areias claras; água livre de contaminação (Foto: Carlos Rodrigues)
O evento também pode ser interessante para quem deseja conhecer o Ilha Bela, para um possível investimento. A equipe de representantes estará de plantão para apresentar o condomínio e fechar bons negócios. Para assistir o vídeo institucional do Rally Náutico basta acessar http://www.youtube.com/watch?v=3mUFfvXBCz4

Rotas Brasil curtiu

Vista aérea do Ilha Bela; formato de península
Residencial Ilha Bela
Fone: (43) 3566-1566 / 3566-1147

Clube Vale dos Sonhos
Fone: (43) 3566-1286

Carlópolis (PR)
Marília - 168km
Bauru - 181km
São Paulo - 388 km

Nenhum comentário:

Postar um comentário