quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Um mar de água doce: refúgio na represa azul

Camping com estrutura de clube, à margem da represa Chavantes, é uma excelente opção para uma fuga rápida da insanidade urbana.


Represa Chavantes ocupa cerca de 60 mil hectares (foto: Isis Proença)
A intervenção do homem no rio Itararé, na divisa de São Paulo com o Paraná, criou mais que um megareservatório para geração de energia elétrica. A inundação de uma área com quase 60 mil hectares, o equivalente à baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, também criou um “mar de água doce”. Boa notícia para quem mora no interior e pode desfrutar de um recanto ainda pouco explorado, ideal para camping, pesca e esportes náuticos.

Longe dos grandes centros urbanos, com águas transparentes e belas ilhas, a represa Chavantes tem atraído empreendimentos imobiliários (condomínios) e novos hotéis. Com uma indústria turística ainda incipiente, os lagos tem potencial para beneficiar cidades como Fartura, Barão de Antonina, Chavantes e Ourinhos, do lado paulista; Ribeirão Claro, Carlópolis e Siqueira Campos, na margem paranaense.

Empreendimentos como o condomínio Residencial Ilha Bela dão toque de sofisticação à represa Chavantes
Uma das principais vantagens é a baixa densidade populacional da região, o que garante águas livres de poluição. A ausência da terra roxa, que predomina em outras represas da bacia do Paranapanema, deixa a água cristalina. Em alguns pontos, as encostas rochosas de arenito ajudam a formar extensas praias pluviais de águas transparente, onde a profundidade é gradativa, com piscinas naturais.

Vale dos Sonhos


Chalés do Vale dos Sonhos; simplicidade do campo (foto: Carlos Rodrigues)
No lado paranaense da represa, município de Carlópolis, a equipe da coluna Rotas Brasil descobriu o Vale dos Sonhos, uma das melhores opções para quem busca a estrutura de um clube, com a liberdade do camping. O atendimento é preferencial para sócios (títulos com excelente custo-benefício), mas também são recebidos hóspedes e grupos particulares, que podem ocupar os chalés ou acampar à margem da represa.

São mais de 100 mil m2, em um espaço que inclui parque aquático, restaurante, quiosques com churrasqueiras, campos de futebol, arena para vôlei de praia, estacionamento, área para camping e náutica, além de uma “praia pluvial” restrita aos frequentadores.

De acordo com o empresário Gilberto Aguiar, diretor do Vale dos Sonhos, o empreendimento criado na década de 1990 teve impacto positivo não apenas na indústria turística local, mas no meio ambiente. A região era ocupada exclusivamente pela agropecuária e algumas áreas, em torno da represa, sofriam com a falta de manejo ambiental adequado.

Via de circulação interna;  mata recuperada (foto: Carlos Rodrigues)
Para acabar com as erosões e transformar a área desmatada num refúgio ambiental, Aguiar fez uma aposta no futuro. Foram construídos vários taludes e plantadas centenas de árvores. A estrutura foi implantada aos poucos e duas décadas depois, o resultado pode ser visto à distância, em um dos principais lagos da represa Chavantes.

No Clube Vale dos Sonhos a alta temporada já começou. Mas antes de fazer as malas e tirar o pó da barraca, é bom se informar sobre as opções de serviço para cada final de semana e quais são as suas necessidades, para camping ou hospedagem nos chalés.

Quem preferir um final de semana “outdoor” pode montar acampamento no gramado dos quiosques, que contam com churrasqueira, água e energia elétrica. A vantagem é que ficam bem perto dos sanitários, duchas e vestiários. Nos finais de semana de maior movimento, há segurança privada no local.

Parque aquático amplo é uma das atrações (foto: Carlos Rodrigues)

Se a galera estiver ligada em 220 volts, em busca de muita festa e interatividade com outros campistas, feriados prolongados em alta temporada são uma ótima pedida.

A ideia é aproveitar o silêncio, tranquilidade e contemplação da natureza? Então é melhor optar pelos finais de semana comuns (de preferência no final do mês) e se informar sobre a previsão de ocupação ou evento no clube.

Quem gosta do campo, mas não abre mão de privacidade e algum conforto, pode locar um chalé no Vale dos Sonhos. As instalações são simples; dois pavimentos com cozinha, banheiro e dormitório, espaço suficiente para cinco pessoas.

Apesar da simplicidade, os chalés são equipados com refrigerador, cama de casal, sofá cama, um colchão de solteiro, ventilador, fogão, gás, água quente e churrasqueira. Localizado a cinco quilômetros do centro de Carlópolis, o clube não oferece serviços de hotelaria. Por isso é importante caprichar no check-list, levar produtos de higiene e abastecer a geladeira.


Quiosques com churrasqueiras, água e energia elétrica (foto: Carlos Rodrigues)
Um dos pontos fracos é que ainda não há postes de iluminação nas vias de acesso interno e também não há atendimento noturno no restaurante. O ponto forte, com certeza, é a tranquilidade do local e o contato com a natureza. Um lugar onde é possível esquecer os problemas cotidianos, desligar telefones, televisão e compartilhar uma boa companhia.

A megaponte do Itararé


Um dos pontos turísticos que vale a pena conhecer, na represa Chavantes, é a ponte que liga as cidades de Fartura (SP) e Carlópolis (PR). Recentemente, a megaestrutura ganhou os noticiários do país, após a façanha de um motorista que ficou pendurado com uma carreta e conseguiu sair da cabine, usando uma corda lançada por populares.
Ponte sob a represa; a terceira mais extensa do país (foto: Carlos Rodrigues)

Para a arquiteta Patrícia Hiroshi, que trocou Curitiba por Carlópolis, a preocupação dos engenheiros (operação de cinco dias para tirar o caminhão) foi mais que justificada. “A população depende muito dessa ponte. Se acontecesse algo com ela, a economia da região seria prejudicada. Felizmente o caminhoneiro ficou bem e a nossa ponte também”, comemora.

A estrutura foi construída para tornar mais rápida a ligação do sudoeste de São Paulo com o norte do Paraná. É a terceira ponte mais extensa do país, com 1.550 metros suspensa, fora os 700 metros de aterro (500 da margem paranaense e 300 do lado paulista).

Ambas as cabeceiras servem como mirante, para uma contemplação da represa azul; do mar de água doce que pode ser considerado uma obra das mãos humanas, feita para gerar energia, capaz de reenergizar o mais desatento observador.


Lago de águas claras do Itararé, com muito verde (foto: Carlos Rodrigues)

Rotas Brasil curtiu

Clube Vale dos Sonhos www.clubevaledossonhos.com.br contato@clubevaledossonhos.com.br
Fone: (43) 3566-1286

Residencial Ilha Bela 
www.residencialilhabela.com.br
hiroshi@residencialilhabela.com
Fone:(43) 3566-1566 Fone/Fax:(43) 3566-1147

Represa adequada à  prática de esportes náuticos (foto: Carlos Rodrigues)

Carlópolis (PR)
Marília - 168km
Bauru - 181km
São Paulo - 388 km

Agradecimento

À minha companheira de sempre, Isis Proença, que nesta viagem também deu seus clicks, redação do Correio Mariliense e os amigos que tem incentivado o projeto Rotas Brasil.





Nenhum comentário:

Postar um comentário