quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Brotas aposta em turismo pedagógico e corporativo


Capital da aventura, a cidade também chama a atenção pela estrutura voltada para o conhecimento científico e “treinamento outdoor”


Por: Carlos Rodrigues
        rotasbrasil@hotmail.com

Brotas Eco Resort; 250 Kms de São Paulo e 220 de Marília (foto: Felipe Luís)
As corredeiras do rio Jacaré Pepira e os acordes do cantor Daniel fazem a fama de Brotas (SP), no centro oeste do Estado. Mas a capital do turismo de aventura reserva muitas outras surpresas para o visitante. Na cidade onde o verde se destaca, preservado como a maior preciosidade, a grande atração pode estar no azul do céu ou no turismo corporativo que aposta no “selvagem”, para despertar o ser humano que as corporações precisam.

Sem pressa, em harmonia com os conceitos de sustentabilidade, a tradicional fazenda que abriu suas portas recebendo a criançada para recreação (no princípio, apenas familiares e amigos) deu origem ao Grupo Peraltas, um dos mais amplos e completos empreendimentos da indústria turística de Brotas.

Parque aquático conta com cinco piscinas, em torno do restaurante principal (foto: Felipe Luis)
A sintonia entre o conforto e o apelo ecológico atraiu o casal de comerciários Murilo Carrara, 23, e a namorada Jeniffer Mariano, 20. Em dois dias no resort, eles curtiram um final de semana especial, sem abrir mão da companhia da filha recém-nascida. “O cuidado dos monitores, a atenção que eles dedicam ao hóspede, é muito grande. Foi um final de semana excelente”, afirma Carrara.

O complexo de lazer surgiu na década de 70, em uma área de 30 hectares. Seria mais uma propriedade rural emoldurada por belezas naturais, como outras da cidade, não fosse o olhar empreendedor de um casal. Maria Pia Lopes Formica e Gumercindo Lopes Coimbra viram na fazenda potencial para uma colônia de férias, que mais tarde abrigou a Fundação CEU (Centro de Estudos do Universo) e culminou com a criação do Brotas Eco Resort.

Maria Pia Lopes Formica: empreendedorismo
As três estruturas, independentes, são integradas de acordo com as necessidades do cliente, para atender o turismo pedagógico, corporativo e de aventura. A grandiosidade e o cuidado com os detalhes, além da segurança, são a marca do Brotas Eco Resort, onde os fornecedores de industrializados costumam “perder feio” para a fazenda que produz a maioria dos produtos que consome.

Represa para prática de tirolesa (foto: Felipe Luís)
O complexo oferece boa qualidade de hotelaria (recomendado pelo Guia Quatro Rodas), um amplo parque aquático com cinco piscinas, auditórios, espaços para prática de esportes tradicionais (quadras e campos), circuito de arborismo, tirolesa, academia, salão de jogos excelente gastronomia, além de link direito com as empresas especializadas em rafting e outros esportes radicais.

Com tantas atrações, a agenda de reservas é concorrida. Grupos escolares de todo o país, que desde o final da década de 70 prestigiam o local, já descobriram a dobradinha "diversão-aprendizado" que grandes empresas também tem descoberto. Se Brotas é um dos destinos mais interessantes do interior paulista, o Eco Resort se consolidou como um grande receptivo, que oferece não apenas hospedagem, mas conhecimento e conforto.

Auditório verde


Réplicas de Stonehenge, monumento cercado de mitos (foto: Felipe Luís)
Durou pouco. Para alguns hotéis, sequer deu tempo da tinta secar. O turismo corporativo e limitado aos auditórios está com os dias contados. Que tal um rafting com a equipe de vendas, para demostrar e praticar cooperação? Ou ainda uma trilha em que chegar é inútil, se alguém ficar para trás?

As corporações tem compreendido que na prática, se divertindo, os funcionários aprendem e absorvem muito mais informação.

Para o turismólogo Thomaz de Siqueira Arello, coordenador de monitoria do Grupo Peraltas, a ousadia é fundamental, mas segurança e adequação também. “Quando trabalhamos com esse tipo de proposta, temos que preparar uma programação inclusiva. Que atenda a todos, que possa ser executada por qualquer pessoa, independente se estamos em terra firme, na água ou no ar. É preciso ousar, respeitando os limites, a natureza e as pessoas”, afirma o especialista.

Um céu de possibilidades

Centro de Estudos do Universo - CEU; ciência e diversão (foto: Felipe Luís)
Em Brotas, o céu não é o limite. Para manter o empreendimento atraente, os diretores do Grupo Peraltas transformaram uma simples colônia de férias em um centro de conhecimento e ciência. Foi transposta assim uma nova fronteira: a do turismo pedagógico educativo, não apenas recreativo.

Desde a década de 1990, uma das grandes atrações do complexo turístico é o CEU (Centro de Estudos do Universo). Durante a visita da equipe Rotas Brasil, o físico Denis Eduardo Peixoto mostrou que além do visual espetacular, a unidade é uma das principais estruturas do país para o aprendizado em astronomia e geologia.
Observatório astronômico instalado dentro do Brotas Eco Resort está entre os três melhores do país (foto: Felipe Luís)
No CEU o visitante (hóspede ou grupo) pode experimentar a sensação de visualizar os astros em um moderno observatório astronômico, equipado com telescópio de alta tecnologia. Pode ainda assistir uma sessão sobre o universo no planetário. O mesmo equipamento que projeta filmes sobre o Universo tem sido usado para projeção de vídeos em 3D, de interesse das empresas que usam o espaço para interações corporativas.

Caverna usada para aulas práticas é também “auditório” para treinamento outdoor (foto: Felipe Luís)
 O centro conta ainda com uma estação meteorológica, uma base para lançamento de foguetes (inaugurada pelo astronauta Marcos Pontes), um esqueleto cenográfico do pré-histórico Alossauro em tamanho real e uma estrutura de Geoshow, que utiliza luzes e cores para aulas práticas sobre as diferentes camadas da terra.

Um dos setores do CEU que mais encanta crianças e adultos é a caverna cenográfica. As surpresas não ficam apenas por conta das estalactites de espuma: painéis nas paredes revelam réplicas de rochas e fósseis, efeitos especiais incluem até o ruído dos morcegos. O local é climatizado e também funciona como um auditório nada convencional.
Planetário também é usado por empresas
Físicos, biólogos e geólogos fazem parte da equipe que coordena e monitora o centro de estudos. São profissionais que atuam em instituições como Ufscar (Universidade Federal de São Carlos) e Unesp (Universidade Estadual Paulista). “Somos uma equipe múltipla, para atender as expectativas de diferentes perfis de visitantes. Das crianças aos diretores de empresas em eventos corporativos. A ideia é surpreender”, afirma o físico.

Cardápio variado; alimentos orgânicos e sabor do campo (foto: Felipe Luís)
RotasBrasil curtiu

Brotas Eco Resort
Fone: (14) 3653-9999 / 0800 722 7022

Fundação CEU
(14) 3653.4466 / (11) 3812.2112

Grupo Peraltas
contato.sp@peraltas.com.br
(11) 4003-2145 / 3035-1900 - (14) 3653-9999
 
Agradecimento especial ao fotógrafo FelipeLuís, autor das fotos que ilustraram a reportagem. Ao amigo Thomaz, o "Tom", que foi nosso guia nessa viagem, à empresária Maria Pia Formica pela receptividade e à assessoria de imprensa Estilo Press, de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário