quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Circuito entre serras e águas oferece roteiros turísticos em 13 cidades


Publicamos mais uma reportagem da série especial destinos paulistas, produzida pela Secretaria de Turismo do Estado. O texto que segue foi preparado a partir de uma experiência que visa a divulgação e valorização de São Paulo, uma iniciativa que temos apoiado.

Texto: Raquel Ziskind

O Circuito entre Serras e Águas é um convite aos amantes de esportes de aventura, pesca, ecoturismo, gastronomia e turismo rural, pois oferece roteiros turísticos em 13 municípios que possuem uma diversidade turística como Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Guarulhos, Jarinu, Joanópolis, Mairiporã, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia, Tuiuti e Vargem.

A maioria das cidades que integra o Circuito compõe o Sistema Cantareira de abastecimento que fornece água para 57% da população da região metropolitana do Estado. Por pertencer à Serra da Mantiqueira, a região possui clima privilegiado e belos cenários propiciados pelas represas do Complexo Cantareira.

Localizados próximos à Capital, os municípios que integram o Circuito Entre Serras e Águas distam do centro de São Paulo entre 15 e 120km.

Atibaia - Conhecida como a Suíça Brasileira, Atibaia concentra uma das maiores produções de flores e morangos, segundo a UNESCO. A cidade se destaca pelas atividades voltadas ao turismo rural. Seus visitantes podem optar por seis circuitos, com passeios de lazer, contemplação, compras, gastronomia e pedagógicos, onde muito se aprende sobre apicultura, equinocultura, floricultura, fruticultura, e outras tantas formas de exploração de atividades rurais. Há ainda o passeio de Maria-Fumaça, cavalgadas, trilhas de caminhadas e ciclísticas, cavernas e orquidários. Também são típicos do município os bonsais, tapetes arraiolos, cerâmica e fábrica de doces portugueses.

Bom Jesus dos Perdões - A cidade de Bom Jesus dos Perdões oferece diversas cachoeiras, e locais tranquilos para caminhadas, com pássaros cantando, e um contato muito íntimo com a natureza. Para aqueles que gostam de esportes radicais, há ao lado a Pedra Grande, um local nacionalmente conhecido pelos amantes do voo livre. Alguns dos destaques turísticos são a Cachoeira do Barrocão e do Ronca, Mirante pedra do Coração que é usada como rampa de voo livre e a Igreja matriz, um exemplo arquitetônico do barroco mineiro.

Bragança Paulista - Linguiça: gastronomia típica de Bragança PaulistaBragança Paulista se destaca por oferecer muitos atrativos de lazer e cultura, além das famosas linguiças, símbolo gastronômico da região que, muito saborosas, são encontradas também sem gordura, com pimenta, seca. A Montanga do Leite Sol, um dos pontos turísticos da região é um local indicado para caminhadas e escaladas, já a Represa do Jaguary é considerada a principal área de lazer e turismo local. A represa é ideal para esportes náuticos, pesca e natação, além de passeios ecológicos, alpinismo e outras modalidades de turismo de aventura.

Guarulhos - Fonte de inspiração para o compositor Adoniran Barbosa na música Trens das Onze, uma referência ao trem da Estrada de Ferro Sorocabana que ligava São Paulo à esta cidade e que passava pelo bairro de Jaçanã, na Capital. Já no campo religioso, sua Padroeira é Nossa Senhora da Conceição. Um de seus destaques turísticos é o Parque Estadual da Serra da Cantareira,considerada uma das maiores áreas de mata tropical nativa do mundo situada dentro da região metropolitana.

Jarinu - Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade é marcada por picos e morros que atingem 1400 metros. Em seus pontos turísticos destaca-se o Casarão Terra Brasil, casarão histórico que serviu de apoio a expedições dos bandeirantes e expõe em seus muros réplicas dos profetas de Aleijadinho, além da produção de cogumelos, cachaça e vinho.

Joanópolis - Joanópolis, também conhecida como a cidade do “Lobisomem”, está situada nos contrafortes da Mantiqueira, sendo considerada manancial de águas, possui importantes nascentes e a represa do sistema Cantareira que traz um espelho d'água de aproximadamente 50 quilômetros quadrados. A cidade possui um grande potencial turístico através de suas belezas naturais, águas puras, e traçado moderno com belas praças. Um de seus pontos turísticos é o Pico do Lopo, com 1,725m de altitude, que forma a imagem do “Gigante Adormecido”, um dos destaques da região.

Mairiporã - Localizada na Serra da Cantareira, a cidade de Mairiporã possui belezas naturais, clima de montanha e a proximidade com a capital são grandes atrativos para os amantes de ecoturismo e aventura, além do destaque no turismo rural. Destaques turísticos para o Pico do Olho d’água muito procurado por suas extensas paisagens, voo livre, piqueniques e trilhas de downhill, que são das águas que brotam da serra, também é chamado de Morro do Juqueri e é tombado pelo Condephaat. Já a Represa Paulo de Paiva Castro, localizada no centro de Mairiporã, estendendo-se por 10 km até ultrapassar o limite municipal com Franco da Rocha, oferece muitas paisagens cênicas e é muito procurada para a prática de esportes náuticos e pesca esportiva e amadora.

Nazaré Paulista - Localizada na Serra da Mantiqueira, Nazaré Paulista serviu de passagem para os bandeirantes, viveu um período de riqueza com a agricultura cafeeira e hoje está voltada para o turismo ecológico e a agropecuária. Para os que procuram aventura destacam-se a Represa do Atibainha que oferece passeios de barco e a Tirolesa na Pedra do Santuário, uma das maiores do Brasil com dois quilômetros de extensão.

Pinhalzinho - Localizada no Circuito das Águas, oferece um local agradável para o descanso. A cidade jovem que possui apenas 50 anos é povoada por descendentes italianos. Ar de montanha, límpido, com toda beleza complementada por suaves morros, verdes florestas, rios e nascentes de águas hidrominerais são os grandes atrativos aos que buscam qualidade de vida. Os destaques turísticos são: Parque Municipal, Igreja de São Benedito, Pescarias Sistema - Pesque - Pague, Cachoeira do Cardoso e a Cachoeira das Andreas

Piracaia - Piracaia é o paraíso ecológico combinado a um patrimônio histórico e arquitetônico da época de ouro do café, com fazendas, casarões e igrejas construídos no século XIX. O município traz inúmeras cachoeiras, mirantes, represas, além de igrejas e um crucifixo de 14 metros situado em um mirante. Não deixe de visitar as Igrejas Matriz Santo Antônio do Cachoeira e a Nossa Senhora do Rosário e a Gruta Nossa Senhora Aparecida. 

Tuiuti - Localizada a 120 km de São Paulo, e a 25 km de Bragança Paulista, a cidade de Tuiuti possui um clima ameno, uma riqueza em águas, muitas nascentes e uma parte da Mata Atlântica e fauna, preservadas. Todos esses atrativos são um convite para quem busca tranquilidade e segurança para sua família. Em sua maior parte está assentada na Bacia Hidrográfica do Ribeirão do Pântano, afluente do Rio Jaguari. Suas atrações turísticas são: Parque do Lago, Praça Central, Igreja Matriz, Cachoeira dos Godoy e Fonte de Água Mineral

Vargem - A cidade de Vargem pertencia ao município de Bragança Paulista até 1991, onde foi decretado definitivamente. Localizado nas divisas dos Estados de São Paulo e Extrema/MG, Vargem tem a represa como um dos grandes atrativos turísticos, atraindo a implantação de muitas chácaras e condomínios de alto padrão. Seus principais pontos turísticos são: Pedra do Lopo, Represa do Rio Jaguarí, Fazenda Relíquia, Fazenda Santa Rita, Gruta Nossa Senhora de Fátima.

Rotas Brasil Curtiu

Secretaria de Turismo de SP
Tel.: (11) 3709-1654

Nenhum comentário:

Postar um comentário